quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lua Cambará


História
A protagonista dá nome ao conto. A moça Lua Cambará é fruto da cobiça do coronel Pedro Cambará, que estupra uma escrava negra. Numa sociedade machista, Lua disputa com as mesmas armas dos homens para se afirmar. "O Ceará é um lugar de muitas mitologias, que infelizmente foram se perdendo ao longo dos anos, mas eu ainda vivi muito desse ambiente", aponta o autor.

"A história de Lua Cambará surge a partir do ´mito do corpo seco´, como se chamava. A mulher morre, mas o corpo desaparece e, no lugar dele, é enterrado um tronco. Isso é um tanto grego, um tanto espanhol. Tem traços de muitas culturas", comenta Ronaldo Correia.

A parceria do escritor com outro cearense, Francisco Assis Lima, garantiu o início de uma experimentação que logo se tornaria símbolo do trabalho de Ronaldo.

Ainda na década de 70, Ronaldo e Assis roteirizam "Lua Cambará", filmado em super 8. Poucos anos depois, Antônio Madureira completa o time de parceiros, compondo músicas baseadas no conto para a criação de um espetáculo. Somente na década de 90 é que Madureira, Assis e Ronaldo montam "Lua Cambará" em forma de uma ópera balé, com coreografias do tcheco Zdenek Hampl. O espetáculo chegou a ficar em cartaz no Theatro José de Alencar (TJA), em Fortaleza.

Em 2010, o grupo Aria Social, de Jaboatão dos Guararapes, interior de Pernambuco, decidiu partir de "Lua Cambará" para criar uma mega-montagem, com 52 bailarinos cantores em cena, além de seis músicos, que executarão as canções do espetáculo ao vivo. A apresentação homenageia aos 20 anos da última vez em que se montou Lua Cambará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário