terça-feira, 21 de junho de 2011

Reflexões Sobre a Arte-Alfredo Bosi


Resumo
O que se entende por arte

A arte é assiduidamente vista como uma atividade do ser humano na procura de se conectar com o mundo e consigo mesmo. Luigi Pareyson , que foi um dos maiores filósofos do séc.XX , considera a existência de três vias para a reflexão da estética: o fazer , o conhecer e o exprimir.

A Arte é construção

A Arte é um construir no qual o homem converte a matéria dada pela natureza e pela cultura. Enquanto produção supõe trabalho intelectuativo e manual que aponta uma idéia estética (beleza , perfeição e harmonia). Esta idéia foi por vezes vinculado á insistência de uma técnica.Desde os tempos remotos formou-se uma tradição modelo.Os presentes estudos, quebram o paradigma normativista e procuram analisar as obras artísticas,já que a liberdade artística faz com que surjam normas pertencentes é obra na qual se analise.
A técnica é indispensável ao artista, mas este deve ter uma força criativa.A lógica entre naturalidade e ensinamento é condição necessária ao valor artístico. O estilo próprio de um autor é o efeito de uma técnica apreendia em sua constituição como artista e das idéias próprias de uma época que o formam.Por tanto a liberdade inventiva supõe um conhecimento  antecipado. 
A Arte possui uma recordação representativa. É a concepção de arte como mimeses (grego mímesis, - eos,imitação). A ligação de arte com o saber e a realidade foi, muitas vezes,relacionada com a ação representativa. Platão e Aristóteles começam essas observações teóricas e introduzem a concepção de mímesis. Porém as atuais resoluções conceituais  rejeitam à arte o caráter genuinamente representativo , logo a atividade mimética da arte não pode se reconhecida como una; cada entrecho histórico possui uma construção diferenciada de trazer saber cognitivo para a obra artística. A propensão do homem a abstração e estilização é tão forte quanto suas necessidades de idéias e técnicas de realismo figurativo. A obra de arte é feita através da “imaginação construtiva”(termo de Coleriedge), ou seja, o artista , em sua realização age no plano do conhecimento do mundo.Porém,além de ver e pensar,o artista deve sentir.A arte passa pela perceptividade de construção,mas não escusa a reflexão e o calor das sensações.
O criador de uma época é regido em suas formas de criar pelo contexto histórico social em que vive,por isso a arte é conhecimento.Através dela se re-apresenta a existência de uma forma pensada,refletida e inovadora.

A arte é expressão

A manifestação de um trabalho artístico acontece da relação de um signo(conjunto destes presentes na obra) e uma origem de energia na qual ele propaga.Tal relação pode ser uma efusão emocional,uma relação simbólica ou alegórica.Na manifestação,o sentimento interior está perto ao que foi “externalizado”.No simbolismo e na alegoria haverá um afastamento desses sentidos em diversos graus e a precisão de compreensão surge justamente desse afastamento entre o fato simbólico e alegórico e as suas causas emotivas.A expressão artística e seu significado formam-se em um trabalho de diferentes atrações e os graus de clareza dessas relações são diversos.
A expressão é justamente a materialização do pathos(paixão)do artista.É a movimentação entre os agentes na obra de arte,já que a energia segue formas que a liberem.Porém é de valor que o artista procure mudanças da forma,pois se deve buscar uma movimentação das formações artísticas em face da sua causa ideológica e afetiva.A lógica da força interna e manifestação permite a criação artística que não é somente uma reprodução ideológica social.Reproduz o phatos do artista e a relação deste com o mundo na sua procura de expressão.

Construir,Conhecer e Exprimir

No seguir histórico das criações artísticas,alcançou-se hoje a um consentimento de que se deve procurar o máximo de realidade interior e o máximo de pesquisa precisa.Tal tensão,garante às criações artísticas saber cognitivo, atividade e delicadeza.O novo e o velho andam em uma lógica constante no feito artístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário